segunda-feira, 12 de julho de 2010

10 bilhões de reais.


(...) Os gastos projetados para a construção e reforma dos estádios do Mundial de 2014 já subiu mais de 300%. O salto de valores, que já chagam a R$10 bilhões (...)
Fonte: Copa2014.org.com



É, a próxima é aqui.
Como sempre as cores, as luzes, a festa esconderam o que a África do Sul realmente precisa.

Comicamente, do lado do estádio de Joanesburgo há uma escola, conforme reportagem da Tv Globo, ontem. Mas seria muito otimismo nosso pensar que a escola estaria em perfeitas condições.
Ah, engano meu. A escola se encontra aos pedaços, literalmente.
E eu vi por um momento todas as cidades sedes para a Copa, assim. Estádios monstruosos, com capacidade para 60, 70, 80 e 90 mil pessoas. Tudo de mais moderno. Coisa de primeiro mundo. Mas é só atravessar a rua que veremos o quanto ainda somos cegos.


Fico feliz por estarmos recebendo tal evento tão grandioso e com tanta representatividade internacional. Mas quem senta na cadeira em escola pública por 6 horas, de segunda à sexta e não encontra um professor decente pra dar aula. Ou não encontra uma sala decente. Um espaço adequado... ah, perdão, esqueci que isso não é prioridade.
Aliás, está muito bom assim, estudantes alienados que mal sabem o seu direito de ter uma educação correta. Que prepara realmente para um vestibular concorrido. Mas está tudo ótimo assim, claro.


Afinal, "surgir" 10 bilhões para estádios e não vermos nada indo para a educação é algo muito sujo para o nosso país tropical.


Isso é clichê, provavelmente. A paixão pelo futebol faz com que esse esporte se torne prioridade na maioria dos países.



Mas o que me chamou atenção também foi o amistoso entre Brasil x Tanzânia. Antes da Copa.

A Tanzânia tem mais da metade da população na POBREZA. E o Brasil "pediu" algo em torno de 4 milhões de dólares para o amistoso. A Tanzânia? Pagou sem pensar duas vezes.

E enquando a bola rolava na África, centenas de pessoas morriam de fome... ah, os 4 milhões poderiam ter servido para ajudar essas pessoas? Ah, seria muita ingenuidade acreditar que sim.


É, acho que ficou meio confuso, mas ao mesmo tempo esclarecedor. Que venha alguns estádios perfeitos e todas as escolas abandonadas.



Boa sorte, Brasil.

Boa sorte, Estudantes.

Boa sorte, aos futuros doentes que dependerão de um hospital público em 2014.


O nosso dinheiro, estará para a elite na Copa de 2014, a Copa do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário